Formação de Black Belts

Início: 15/Maio/2020
Local: Porto Alegre

O curso de formação de Black Belts tem como objetivo preparar especialistas na metodologia Seis Sigma para a obtenção de resultados expressivos. As atividades e ferramentas ministradas aumentam a capacidade de análise dos participantes, viabilizando a obtenção dos resultados.

O Black Belt é um profissional que possui completo conhecimento teórico e prático da metodologia Seis Sigma, incluindo ferramentas estatísticas e da qualidade e técnicas lean e está envolvido em projetos de melhoria que visem ganhos elevados.

O treinamento para formação de Black Belts possui conteúdo equivalente aos programas internacionais para a formação de Black Belts com ampla aceitação internacional e já está adaptado à realidade nacional. O programa apresenta de forma estruturada o Seis Sigma fundamentado no ciclo DMAIC (Definição, Medição, Análise, Melhoria e Controle).

Durante o treinamento, os conceitos básicos e avançados de estatística, técnicas lean e as ferramentas da qualidade, tais como, mapeamento de processos, mapa de raciocínio, controle estatístico de processo (CEP), análise dos sistemas de medição (MSA) e projetos de experimentos, são apresentados de uma forma integrada no ciclo DMAIC junto com exemplos de aplicações tanto em processos de serviços como em processos de fabricação.

O desenvolvimento de um projeto real durante o curso, além de facilitar a compreensão das ferramentas e desenvolver a habilidade de implementar projetos de melhoria, proporciona a possibilidade de obtenção de resultados expressivos para as organizações.

 

Resultados

A aplicação da metodologia do treinamento através de dezenas de projetos nas áreas de serviços e de fabricação resultaram em ganhos elevados, tais como, resultados financeiros, tipicamente, acima de 20 vezes o valor investido. Outros resultados alcançados incluem: redução de defeitos, diminuição de reclamações de clientes, redução de tempo para execução de processos, redução de estoques e aumento de faturamento. O resultado econômico depende do tipo de processo e sua escala.

Em um momento de alta concorrência e dificuldade de mercado, o desenvolvimento de habilidades para a solução de problemas e implementação de melhorias poderá representar uma vantagem competitiva expressiva para as pessoas e suas organizações.